fevereiro 03, 2009

Polícia Militar completa 177 anos; 'é o melhor momento de sua história', diz Kelson


Ao completar nesta terça-feira, 3, 177 anos de serviços prestados a população paraibana, o compromisso com o cidadão é uma filosofia de trabalho do atual comando da Polícia Militar da Paraíba, que tem a frente o comandante geral, coronel Kelson de Assis Chaves. A solenidade alusiva aos 177º anos e criação da PMPB, será realizada nesta terça-feira, às 16 horas no Centro de Ensino.

Com mais de nove meses no comandando a Polícia Militar, o coronel Kelson de Assis Chaves, já deixou sua marca implantando um novo estilo de administrar a Corporação, tendo como prioridade respeito mútuo com a tropa e, principalmente com a sociedade civil, através de ações policiais voltadas ao bem estar do cidadão, a sua segurança e contextualização social.

Com a ação da nova Polícia Militar, segundo Kelson Chaves, não existe lugar para os maus policiais, para a violência contra o cidadão, nem muito menos para corrupção. O trato com a marginalidade é fundamentado nos parâmetros internacionais dos direitos humanos, que fazem da Corporação paraibana uma das mais avançadas do país neste aspecto.

A nova administração da Polícia Militar também vem implantando uma série de mudanças estruturais, administrativas e logísticas na Corporação, mas o mais importante é a transformação do policial militar, também num agente das reformas sociais.
No contexto de todos esses projetos de mudanças, louve-se o apoio inconteste do Governo do Estado, sem o qual, costuma dizer o comandante da Corporação, nada poderia ser realizado. O Governo Cássio Cunha Lima confia, apóia e patrocina a mudança de mentalidade que está sendo implantada na Polícia Militar da Paraíba, e isso reflete nos índices de aceitação popular às ações na área de segurança pública do Estado.

Proerd- É uma das últimas grandes atividades do governo Cássio Cunha Lima , foi sua presença na solenidade de formatura de mais de quatro mil alunos que concluíram o curso do programa Educacional de Resistência e Combate às Drogas e à Violência.

O Proerd é um projeto educativo, bem estruturado e dinâmico, e que tem como finalidade promover a integração entre a Polícia, a escola, a família e a comunidade, para juntos, enfrentarem a problemática das drogas e da violência.

O programa que vem atingindo os seus objetivos, segundo o coronel Kelson de Assis Chaves tem como objetivo ajudar as crianças e os jovens a reconhecer e resistir às pressões e influências para usarem drogas e praticarem atos de violência, além de estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

Conforme o comandante geral, o Proerd está sendo implantado em todas as regiões do Estado", como forma de prevenir o crescimento do consumo de drogas e a violência nas crianças e adolescente da rede pública de ensino", afirmou o coronel Kelson.

Informática – O computador veio de forma significativa se aliar ao policial militar para combater de forma eficaz a criminalidade. Logo que assumiu o comando da Corporação, o coronel Kelson disse logo para que veio: " lugar de policial é na rua". A ordem foi logo assimilada pela tropa e hoje é comum observar homens e mulheres da PM garantindo a segurança do cidadão pelas ruas da cidade. Com mais policiais nas ruas, o comandante geral da PM encontrou um novo aliado na luta contra o crime: o computador de bordo. Esse equipamento instalado nas viaturas permite uma integração das ações das policiais Militar e Civil, permitindo uma troca de informações no momento em que forem sendo feitas as abordagens.

Em termos de investimentos nenhum governo investiu mais na Polícia Militar do que o governo Cássio Cunha Lima são quase mil promoções de oficiais e praças, além do aumento do contingente em mais de três mil homens, quase 500 viaturas, material bélico com armas modernas, colete a prova de balas e capacetes a prova de balas.

Edson Ramalho-O título de Amigo da Criança, dado pela Unicef, foi o reconhecimento que o Hospital Edson Ramalho administrado pela Polícia Militar da Paraíba, precisava para voltar a ser um dos maiores prestadores de serviços na área de saúde na Capital e no Estado.

Com 150 leitos destinados ao atendimento em geral, a atual administração do Hospital Edson Ramalho realizou modificações que livraram a Instituição da inoperância que vinha atravessando em outros governos. Hoje são realizados 600 atendimentos diários.

A atual administração do Hospital, que tem à frente o coronel Thelmam, vem trabalhando em parceria com a Diretoria de Saúde, que tem a frente o coronel Roderico Toscano, na coordenação das gestões inerentes á saúde do policial militar e seus familiares, além de promover ações integradas de saúde e assistência social aos Batalhões e demais unidade militares.

Centro de Ensino-O Centro de Ensino governador Antônio Mariz é o órgão responsável pela execução das atividades educacionais da Polícia Militar da Paraíba. O CE que irradiam as maiores ações que viabilizam o processo de mudanças de mentalidade da PM.

Fundado em 18 de abril de 1990, o Centro está localizado no bairro de Mangabeira, na cidade de João Pessoa, e em seu complexo estão baseadas importantes unidades da Corporação como: Academia de Polícia Militar, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Colégio Militar, entre outros.

Para desenvolver adequadamente sua atividade, o Centro de Ensino da PM conta com uma infra-estrutura moderna contendo: biblioteca, laboratório de informática, auditório com capacidade para 300 pessoas, sala de defesa pessoal, stand de tiros, sala de musculação, ginásio poli esportivo, campo de futebol, pista de atletismo, quadra de esporte, cassino, cozinha, refeitórios e alojamentos.



da Redação Assessoria da PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...