Pular para o conteúdo principal

Iraê cobra ações concretas em favor da mulher

A deputada estadual Iraê Lucena (PMDB) cobrou ações mais concretas do líder do governo na Assembléia Legislativa, Manoel Ludgério (PDT), em favor da mulher paraibana, no momento em que o parlamentar está propondo a criação da CPI de Combate à Violência Contra a Mulher.

“Fico feliz em saber que o colega deputado está preocupado com o problema, mas não será uma CPI que vai dar um basta nos atos violentos contra as mulheres”, observou Iraê.

Ela convocou o deputado a se engajar na luta em favor de políticas públicas para as mulheres, ajudando a aprimorar os mecanismos de repressão aos agressores e criminosos. Também pediu a colaboração de Ludgério, no sentido de garantir maior aporte de recursos orçamentários e a execução do total de verbas alocadas aos programas destinados às mulheres, às crianças e aos adolescentes.

A deputada Iraê Lucena apela ainda ao deputado Ludgério para que cobre do governo estadual a assinatura do termo de adesão da Paraíba ao Plano Nacional de Políticas para as Mulheres junto à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, para que as paraibanas possam, finalmente, serem contempladas com um Plano Estadual de Política, bem como a assinatura do governo estadual do termo de adesão junto a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que faz parte do Pacto Nacional Pelo Enfrentamento à violência contra as Mulheres.

Ainda no âmbito estadual, Iraê entende que o líder do governo pode ser muito útil, se ajudar na implementação da “Lei Maria da Penha, sancionada em 2006 pelo presidente Lula, mas que algumas questões de competência dos Estados não foram executadas, como é o caso da criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar e da equipe de atendimento multidisciplinar”, ainda não instalados na Paraíba.

A deputada, inclusive, aproveitou para questionar o líder do governo por que as ações e políticas previstas na Lei Maria da Penha, transformadas em recomendações da II Conferência de Políticas para as Mulheres, não estão presentes no PPA 2008-2011?”.

Segundo Iraê, nos artigos 36 e 39 da Lei Maria da Penha, é de competência da União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios promoverem a adaptação de seus órgãos e programas, bem como, no limite de suas competências e, de acordo com suas Leis Orçamentárias Anuais, estabelecerem dotações orçamentárias específicas para implementação das medidas previstas na Lei Maria da Penha.

A parlamentar também espera contar com o apoio de Manoel Ludugério para a criação da Secretária de Políticas para as Mulheres, a instalação de Casas abrigos para mulheres em situação de violência, instalação das delegacias especiais de atendimento às Mulheres de Bayeux e Santa Rita, dando cumprimento a Lei n. 7.035, de 29/11/2001, de autoria da deputada Lúcia Braga.

“Na Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades da Assembléia Legislativa nossa ação política, juntamente com os movimentos de mulheres e feministas, sempre foi pautada em metas objetivas e concretas, portanto, o que queremos é que as normas programáticas insertas na Lei Maria da Penha saiam do papel e sejam, realmente, adotadas medidas protetivas às mulheres vitimizadas, as quais já tardam bastante, não só em relação a elas, como aos outros seguimentos sociais carentes de apoio, como é o caso dos idosos e das crianças e adolescentes”, observou Iraê.

Para a deputada, o líder do governo deputado Manoel Ludgério não deve criar factóide político”, subestimando a inteligência das mulheres paraibanas com CPI de combate a Violência Contra a Mulher. “ Queremos sintonia do líder com nossos pleitos junto ao Governo do Estado, os direitos da mulheres paraibanas devem estar acima das diferenças políticas.”, finalizou a deputada.

Da Redação com Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …