fevereiro 27, 2009

Dilma Rousseff faz conferência no Encontro do Fórum de Mulheres da UFPB


A Ministra da Casa Civil do Governo Federal, Dilma Rousseff, será uma das conferencistas do VI Encontro do Fórum de Mulheres da UFPB, que acontecerá no período de 5 a 8 de março no Campus de João Pessoa e na Estação Ciência Cabo Branco. Ela vai abordar o tema “Mulheres e Poder”. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

A abertura da conferência acontece na quinta-feira dia 5, com o Ato de Solidariedade às Mulheres Árabes e um recital pela Soprano Maria do Rosário Leite, a Violinista Juliana Santos Couto e a Teatróloga Petra Ramalho. A programação segue às 9h30, com o tema “Universidade, Cultura e Arte Popular: Memórias Femininas” e um depoimento da professora Harue Tanaka, autora do livro, Diário de uma ritmista aprendiz, com a coordenação da professora Wilma Mendonça do Fórum de Mulheres da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ainda de acordo com o programa, às 10h haverá uma homenagem com o tema “Balula: A Escola de Samba na Universidade” tendo depoimentos do Mestre Romero da Escola de Samba Malandros do Morro da Torre e Lau Siqueira da Prefeitura de João Pessoa. Balula era integrante da escola e faleceu no ano passado. Após a homenagem uma apresentação da bateria da Malandros do Morro.

Após o almoço, às 14h, haverá a mesa redonda “Afinal, o que querem as mulheres” com as participações de Margarida Assad, do Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPB, Rita Porto do Centro de Educação/UFPB, Sandra Moura do Pólo Multimídia/UFPB, Maria do Socorro Medeiros da Coordenação da Residência Universitária Feminina Elizabeth Teixeira, Nazaré Zenaide dos Direitos humanos e Mônica Nóbrega, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPB.

Na sexta 6, às 9 horas, mesa redonda com o tema “Mulheres e Terra no Brasil; às 14h, “Mulheres e o Mundo Sagrado”. Já às 16 horas, “A Mulher Escrita: Estudos Discentes” e às 17 horas com oFórum de Mulheres da UFPB.

A programação da sexta-feira dia 6, às 17h40, será encerrada com lançamentos de obras: De Imilcea Medellín: a poesia de Lucila Nogueira, de André Cervinks do Proling e Mulheres no Brasil: resistência, Lutas e conquistas com organização de Liane Schneider do Programa de Pós-Graduação em Letras e Charlinton Machado do Centro de Educação.

No sábado dia 7 o encontro prossegue no auditório do Centro de Tecnologia, às 9 horas, com a conferência “Mulheres e Violência”. À tarde, às 14h e 16 horas, as mesas redondas “O Olhar Masculino Sobre as Mulheres” e “A Mulher Escrita; Estudos Discentes”. As 19h, na Residência Universitária no centro será lançado o livro ”Elisabeth Teixeira: uma mulher da terra”, de Ayala Rocha.

No Domingo às 10 horas, na Estação Ciência, haverá a conferência “Mulheres e Poder” com Dilma Roussef, Ministra da Casa Civil do Governo Federal. A mesa terá a seguinte composição: Maria Yara Matos,Vice-Reitoria da UFPB; Wilma Mendonça,Coordenadora do Fórum de Mulheres da UFPB; Lila, da Marcha Mundial das Mulheres e Socorro Brito, Gerente Executiva do INSS.

O evento será encerrado às 14h, com a mesa redonda “Vozes e Discursos de Mulheres: Questões Étnico-Raciais e de Gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário