Pular para o conteúdo principal

Posse de Obama terá esquema inédito de segurança

Um aparato de segurança sem precedentes foi montado para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta terça-feira. Um total de 58 agências federais estão trabalhando na segurança do evento, diversas ruas e estações de metrô nas imediações da cerimônia estão fechadas e até mesmo pontes ligando o Estado vizinho de Virgínia à capital americana foram bloqueadas.

Entre os que atuarão nas operações de segurança estão mais de 12.500 soldados, diversos militares da reserva, 8 mil policiais de Washington e das cidades nas imediações, além de mil oficiais do Corpo de Bombeiros. O controle da operação ficará a cargo do Serviço Secreto americano.

Aeronaves do Exército irão patrulhar o espaço aéreo de Washington e o rio Potomac estará cheio de embarcações armadas. Os militares também poderão fazer uso de mísseis terra-ar, na eventualidade de um ataque ou para impedir que ele ocorra.

Os militares também montaram operações de prevenção contra possíveis ataques químicos e biológicos e organizaram operações de emergência de larga escala.

Multidão

De acordo com o FBI, o aparato de segurança não se deve ao temor de que um ataque terrorista ocorra, mas sim devido ao elevado número de espectadores aguardado. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas comparecerão ao evento.

Autoridades mapearam eletronicamente todos os passos do evento, desde o seu ponto de partida, nos degraus do Capitólio - onde Obama fará seu juramento e discurso de posse, marcado para pouco depois das 12h00, hora local (15h00 em Brasília) - até a Casa Branca, o destino final, para onde o presidente eleito seguirá de limusine. Ele também deverá percorrer um pequeno trecho a pé, como manda a tradição.

Por conta da operação gigantesca, uma área de três quilômetros quadrados da capital americana, que abrange a Casa Branca, o Capitólio e as imediações das duas construções, foi transformada em um setor de ultra-segurança.

Aqueles que forem à cerimônia terão de passar por postos de segurança, onde serão submetidos a exames de raios-X. Estão proibidas mochilas, guarda-chuvas, cartazes, animais domésticos, bicicletas e quaisquer objetos contundentes.

'Sucessor designado'

Uma das autoridades do futuro governo que não estará presente na cerimônia de posse é o secretário de Defesa, Robert Gates, que permanecerá à frente da pasta durante a gestão Obama.

Gates será mantido em um local secreto, pois foi escolhido para ser o que, no jargão político americano, é conhecido como o ''sucessor designado''.

Na prática, o ''sucessor designado'' é o que acumula a função de administrar o governo caso uma catástrofe comprometa a transferência de poder.

Ele foi escolhido pela administração de George W. Bush, com o consentimento de Obama.


BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …