janeiro 20, 2009

Posse de Obama reúne multidão em Washington já ao amanhecer


Milhares de pessoas seguiam na manhã desta terça-feira (20) para o Capitólio, em Washington, em um ambiente festivo, para assistir à cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Desde o amanhecer, o centro da capital se mostrou em plena efervescência. Os cafés e supermercados estavam abertos, repletos de americanos e turistas estrangeiros se preparando para enfrentar o frio glacial nas ruas.

Apesar de a cerimônia começar apenas às 10h locais (13h de Brasília), milhares de pessoas começaram a caminhar ainda de madrugada para o Capitólio, berço da democracia americana, com o objetivo de conseguir bons lugares, sob os olhares vigilantes de policiais e soldados, presentes em praticamente todas as esquinas.

Um grupo de jovens previu tudo: cartolinas para sentar e evitar o chão gelado, um aquecedor portátil, ovos e bacon para o café.

"Precisamos disso, sabemos que vamos esperar várias horas no frio", disse Reinoit Vantuyll, um suíço de 26 anos que está em Washington a trabalho.

Perto da avenida Pennsylvania, onde acontecerá o desfile de posse, uma família do estado de Maryland (leste) bebe café. E se arma de paciência ante a perspectiva de esperar várias horas no frio.

"Levantamos às três da manhã, mas vale a pena", disse Mary Lloyd, ao lado da mãe e das três filhas.

"É emocionante. A história está acontecendo e estamos aqui para festejar".



Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...